sexta-feira, 11 de junho de 2010

A BAGACEIRA NO CAMINHO DA FEIRA - ENSAIOS



Numa expectativa de mostrar a importância da Cultura Popular no período junino, trabalhamos desta vez com três manifestações tradicionais do povo nordestino: a Literatura de Cordel, a Quadrilha e a Roda de versos.
Com o título de A BAGACEIRA NO CAMINHO DA FEIRA os alunos do disciplina Teatro matutino e vespertino ensaiam um espetáculo para apresentação nos festejos juninos da Escola Municipal do Pescador.
Além do tradicional casamento matuto os alunos discutem ecologia e violência interpretando personagens como fofoqueiras, beatas casamenteiras, machões sedutores, pais brabos e mulheres brigonas. O texto é do professor responsável e a música é Roda do Palmeira, do cantor Zecrinha, no disco Janela de Trem.
Nos ensaios, cada um está contribuindo à sua maneira, há uma rejeição ao toque das mãos, o que dificultou a formação da roda e da quadrilha. Cumprimento de cavalheiros com beijo na mão também foi rejeitado pela maioria das meninas e dos meninos, mas no final o resultado está sendo positivo, textos, movimentos e marcas estão sendo praticados de forma responsável e interessada. Alguns casos de agressão ocorreram e um debate e acordo entre todos favoreceu a cobtibuação dos estudos.
A apresentação está prevista para 17 de junho no pátio inferior da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário