quinta-feira, 30 de setembro de 2010

UM SHOW DE CONFUSÕES

A autonomia também foi a palavra chave para a Turma Vespertina de Teatro. Deram a ideia inicial de um Show de Palnhaços inspirados em Patati e Patatá, a partir daí cada grupo de alunos foi sugerindo intervenções e o espetáculos foi invadido por um Grupo de Borboletas, Grupo de Ninjas e Grupo de Vampiros. O objetivo era expor seus desejos e vontades de atuar e criar falas e cenas para divertir os colegas no Dia das Crianças. Com toda essa liberdade, tivemos alguns conta-tempos nos ensaios, o que acabou com a suspensão temporária de algumas alunas, mas após contornarmos os problemas voltamos às atividades com afinco e garra.
O espetáculo narra a disputa de dois grupos de palhaços animadores que recebem a interferência das borboletas que tentam apaziguar a disputa. Elas recebem e rejeitam a proteção dos ninjas e acabam sendo iludidas e atacadas pelo grupo de vampiros.
A solução do problema é à base de cruzes, estacas e água benta, providenciadas pelas palhaças e borboletas que acabam salvando os ninjas dos vampiros.

UM SEQUESTRO ENFEITIÇADO - ENSAIOS

A Turma Matutina de Teatro estava ansiosa pela apresentação do dia das crianças. Eles queriam divertir os colegas com suas ideias e talentos. Da escolha dos personagens, passando pelo roteiro e sugestões de figurinos, tudo tem a opinião e colaboração dos alunos. Houve uma autonomia total e o professor apenas costurou tudo e orientou os ensaios que foram trabalhosos e tumultuados. Como eles se sentiam donos do espetáculo resolveram abusar da boa vontade e do tempo destinado ás aulas de teatro, mas no final tudo está dando certo. Na reta final dos ensaios estão sendo produtivos.
A peça narra o sequestro de personagens da Turma do Chaves e o Professor Girtafales conta com a ajuda da Diretora Graça, A Fada dos Diretos das Crianças, as Princesas encantadas, chapeuzinho Vermelho e um Cientista Maluco com seus hamsters, para salvar Chaves e Pops das garras da Bruxa e Rainha Má, com os ajudantes Príncipe Chorão e o lacaio Capenga. Tudo acaba bem com a chegada do Juizado de Menores que prende os vilões e a história tem um final feliz com a presença de Michael Jackson.

sábado, 11 de setembro de 2010

REVOLTA DOS BÚZIOS - ESTREIA 1

O grupo de teatro matutino estreou no dia 09/09 a apresentação da peça A REVOLTA DOS BÚZIOS. O texto foi criado pelos alunos com auxílio do orientador a partir das leituras do livro HISTÓRIA DA BAHIA de Luiz Henrique e REVOLTA DOS BÚZIOS – Uma história de igualdade no Brasil de Maurício Pestana, este em quadrinhos.
Trata-se de uma alegoria em que são retratados personagens da época e fatos que marcaram a data de 26 de agosto de 1798, também conhecida como REVOLTA DOS ALFAIATES e CONJURAÇÃO BAIANA. Foi o primeiro movimento no Brasil a pedir a fim da escravidão e a independência de Portugal à época da Rainha D. Maria I, a Louca.

REVOLTA DOS BÚZIOS - ESTREIA 2

Um grupo de intelectuais, profissionais liberais e ex-escravos: brancos, negros e mestiços, convocaram o Povo Bahiense a lutar por sua liberdade com base nos ideais de Igualdade, Liberdade e Fraternidade da Revolução Francesa.
Os alunos colaboraram na confecção dos figurinos, parte cedido por pai de uma aluna, outra parte com material doado pelo aluno Ícaro, do 5º ano B.
Outro fator importante, levantado pela Diretora Graça, é a formação de platéia que estamos realizando na escola, a cada novo espetáculo a fruição é natural, o comportamento é exemplar: silêncio, risos e aplausos na hora certa, além do respeito e admiração pelos colegas ‘artistas’.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

REVOLTA DOS BÚZIOS

Os alunos do turno matutino estão em processo de ensaio e produção do espetáculo Revolta dos Búzios. Trata-se de uma alegoria ao evento histórico ocorrido entre 12 a 26 de agosto de 1798, também chamado Revolta dos Alfaiates ou Conjuração Baiana. Os alunos irão representar a época através de figuras típicas e heróis envolvidos nos fatos.
A distribuição dos panfletos sediciosos, a prisão dos revoltosos e o enforcamento dos quatro mártires: João de Deus do Nascimento e Manoel Faustino dos Santos, alfaiates; Luiz Gonzaga das Virgens e Lucas Dantas , soldados. A atividade contempla a Lei 10.639/03, que institui o ensino de História e Cultura da África na grade curricular do ensino fundamental
.