terça-feira, 20 de novembro de 2012

CONSCIÊNCIA NEGRA DO PESCADOR MATUTINO



Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Grupo de Teatro Matutino fez duas apresentações do espetáculo: O NEGRO É CAPAZ DE TUDO! A peça é composta por 3 esquetes. A primeira tem como cenário um posto de saúde. Mãe de 5 filhas e grávida, mulher não consegue atendimento por falta de documentos. Ao protestar é levada por segurança até a chegada do médico que ao tentar ajudar é discriminado por ela. O médico identifica-se e faz ela compreender que o negro é capaz de tudo, basta dedicar-se aos estudos.



A escola é o cenário da 2ª esquete. Alunos mais claros discriminam alunos mais escuros, a sala vira uma baderna e professore recorre às ajudas da coordenadora, vice-diretora, da diretora e até da Conselheira Tutelar, que dá esclarecimentos sobre o crime de racismo, que bulling não é brincadeira, e que todos terão que cumprir medidas sócioeducativas.





A droga é o tema da 3ª esquete. É o resumo de uma peça baseada no texto Em busca de João e Maria, de Ziraldo, que apresentamos ano passado. A partir de relatos e notícias mostramos a relação entre traficantes, viciados e a família. Ao ser preso, bandido não acredita que a mulher negra seja a delegada que vai prendê-lo.
 
A plateia mostrou-se receptiva e divertiu-se com as apresentações que tiveram Chico César como trilha sonora e fotos da Pró Marta Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário